Coordenador : João Bosco Bezerra de Farias
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389618.2199.78183.23022023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Professores e/ou alunos do entorno do Noroeste Fluminense e/ou interessados em Etnoconhecimento.
Local de atuação: Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense – INF Avenida João Jasbick, s/nº - Bairro: Aeroporto - Santo Antônio de Pádua, RJ - CEP: 28470-000 Telefones: (22) 3851 0725 e (22)38510994, como também, no Escola Municipal Professora Sarah Faria Braz, Rua Capitão Manoel de Mello s/no. Bairro: São Luiz - Santo Antônio de Pádua - CEP: 28470-000 Telefone: (22) 3853-3134
Objetivo
Geral Desenvolver um ambiente de estudo, reflexão, análise e divulgação sobre Etnomatemática, a partir dos trabalhos científicos publicados sobre este tema. Específicos 1 Aprofundar o estudo de algumas dimensões da Etnomatemática (conceitual, cognitiva, epistemológica, e educacional). 2 Conhecer e difundir alguns trabalhos e pesquisas realizados em etnomatemática, no Brasil. 3 Divulgar diversas etnomatemáticas brasileiras praticadas por grupos culturais, tais como: comunidades digitais, urbanas e rurais e grupos de trabalhadores. 4 Adquirir informações sobre Grupos de Trabalho que visem reproduzir a matemática com respeito a distintas formas de conhecer, diferentes maneiras de explicações, de entendimentos, de lidar e conviver com a realidade. 5 Implementar projetos educacionais que façam, no trato da matemática, algo vivo, inclusivo, interessante, interativo, formativo, transformador, lidando com situações reais, atuais e regionais, tais como: o uso de jogos de tabuleiros multiculturais, educacionais e matemáticos (a exemplo Sishima) e emprego de plataformas digitais (a exemplo Nearpod) no âmbito da educação etnomatemática.
Resumo
Esta ação de Extensão procura, no âmbito educacional, estimular ações, marcadas pelo diálogo e troca de saberes, voltadas para: o ensino de Matemática, a aprendizagem significativa e crítica da Matemática, para a existência da pluralidade cultural da sala de aula, e para a valorização, e ampliação do conhecimento do aluno, da sua formação, da sua cultura, e do seu meio social. Ela tem por objetivo fomentar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Por isso, encoraja, também, o desenvolvimento de um ambiente de divulgação, estudo, reflexão e análise sobre Etnomatemática a partir das pesquisas e dos trabalhos científicos publicados sobre este tema. Para tal, procura, sobretudo, com o envolvimento e a participação de professores e/ou alunos do entorno do Noroeste Fluminense e/ou interessados em Etnoconhecimento, fomentar e modernizar projetos educacionais que façam da Matemática algo vivo, atraente, flexível, importante e que lidem com situações reais, atuais e regionais. Daí, por meio de uma infraestrutura, inicial, de recursos audiovisuais e sala, mediante exposição oral, debate em grupo, planejamento e execução de atividades de gestão, promove grupos de trabalho, tais como voltados para: a matemática recreativa, a matemática indígena no Brasil, o patchwork, as práticas matemática das classes profissionais (ou entre elas) e a História da Matemática em diversas civilizações. Desse modo, buscamos criar oportunidades de conscientização em questões educacionais sobre multiculturalismo, interdisciplinaridade, inclusão, contextualização, e pedagogia da equidade.